2015

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Desempenho dos Estudantes de Psicologia nas Ciências Exatas: Aprendizagem em Disciplinas de Conhecimento Cumulativo de Cotistas e Não Cotistas

Apresentação feita para o "III Seminário de Eficácia e Equidade no Ensino Superior: Fatores Contributivos" baseada no artigo ainda a ser lançado pelos autores.

Link para o artigo: (ainda indisponível)

 

Tipo: 
Comunicação
Nome(s) do(s) autor(es) : 

João Oliveira Batista; Rodrigo Ferrer de Argôlo.

Ano de Publicação: 

EQUIDADE E PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: ANÁLISE DAS RELAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR

Tipo: 
Dissertações
Nome(s) do(s) autor(es) : 

Gislane Nunes de Oliveira Guedes

Orientador: Prof. Dr. José Albertino Carvalho Lordêlo

Ano de Publicação: 

DESEMPENHO ACADÊMICO E FATORES SOCIOECONÔMICOS: UMA ANÁLISE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFBA/CAMPUS BARREIRAS

Tipo: 
Dissertações
Nome(s) do(s) autor(es) : 

Jucinara de Castro Almeida Pinto

Orientador: Prof. Dr. Robinson Moreira Tenório.

Ano de Publicação: 

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: PERMANÊNCIA E EFICÁCIA

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a inclusão, a permanência e a eficácia da pessoa com deficiência no ensino superior. Foi abordada a permanência e eficácia, a partir de iniciativas desenvolvidas pelas universidades, no que diz respeito às barreiras enfrentadas pela pessoa com deficiência quanto ao acesso à estrutura arquitetônica e projetos de extensão que promova a inclusão.  Para tanto, a metodologia utilizada foi revisão bibliográfica tendo como base artigos científicos, publicações, dissertações e teses já produzidas. A pesquisa faz-se um recorte desde o século XIX até os dias atuais e teve como objetivo principal, compreender as estratégias adotadas pelas universidades para que haja permanência e eficácia da pessoa com deficiência, matriculada em cursos de graduação, além de perceber as possíveis contribuições de inclusão no universo acadêmico. Aborda as ações desenvolvidas pelas Universidades, que, em sua grande maioria, não tem sido suficiente, para assegurar a pessoa com deficiência no ensino superior. Os resultados da pesquisa mostram que as dificuldades encontradas no processo de ensino e de aprendizagem dependem dos recursos especializados para atender essa parcela da população, que depois de muitas lutas, sente - se incluída, no meio acadêmico.

Autora: LIli Silva e Silva

Orientador: Prof.º Dr. Robinson Moreira Tenório

Tipo: 
Monografias
Nome(s) do(s) autor(es) : 

Autora: LIli Silva e Silva

Orientador: Prof.º Dr. Robinson Moreira Tenório

Ano de Publicação: 
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